segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aos oito anos já é um fotógrafo reconhecido

É o fotógrafo mais jovem a arrecadar prémios
Por: Redacção / IPL  |  19- 12- 2011  13: 56


Qamar Hashim tem apenas oito anos e já é fotógrafo. O jovem já arrecadou alguns prémios de fotografia e não passa despercebido.
Segundo a Sociedade Iraquiana de Fotografia, Hashim é o fotógrafo mais jovem a ganhar vários prémios locais neste país.
Nas imagens, pode ver-se o fotógrafo de «palmo e meio» em trabalho em Bagdade.

Nikon lança câmera fotográfica à prova d’água

Seg, 19 de Dezembro de 2011 00:00
Redação




A Coolpix AW100 também é resistente a choques e congelamento, além de contar com GPS e bússola eletrônica.
A Nikon está lançando a Coolpix AW100, câmera à prova d’água que, além de ser resistente a choques e congelamento, vem com GPS e bússola eletrônica. Disponível nas cores branca, laranja e preto, a câmera foi pensada para permitir o registro de momentos inesquecíveis e arriscados.

Sua tela LCD Clear Color de alta resolução de 3”, garante ótima visualização. A lente de cristal NIKKOR com zoom ótico de 5x e sensor CMOS de 16.0 megapixels fazem a composição ideal para fotografias em situação de baixa luminosidade.
Entre seus recursos estão o GPS, que combina pontos de interesse (locais, pontos turísticos, etc.) com dados de localização (latitude e longitude), para que as fotos contenham as informações exatas de onde foram tiradas. Essas informações são obtidas até mesmo quando nenhuma foto está sendo tirada; portanto, é possível gravar a rota traçada e exibi-la no monitor LCD como ponto de referência. E quando as fotos forem reproduzidas na própria câmera, é possível visualizar no mapa o local em que cada uma foi tirada. Para completar, a bússola eletrônica, permite a gravação da orientação da câmera.
A variada seleção de efeitos especiais facilita o registro de imagens para quem está em constante movimento. O Modo de Cena Subaquático, o Sistema de Retrato Inteligente, 20 Modos de Cena e o Sistema de Rastreamento de Pessoas/Objeto são alguns exemplos dos benefícios desse modelo. E, graças ao Controle de Ação, é possível navegar entre as várias funções dessa câmera com apenas uma das mãos.
O modo de Fotografia Contínua de alta velocidade captura três fotos em aproximadamente um segundo na resolução máxima. Já o EXPEED C2 auxilia na melhora da qualidade da imagem e aumenta a velocidade de processamento. A câmera também grava vídeos em Full HD (1080p) com som estéreo.

Galeria Archidy Picado encerra o ano com exposição do fotógrafo João Lobo


Fotografo João Lobo

Uma visão particular do caos urbano. Assim o fotógrafo paraibano João Lobo define sua mais nova exposição, "Across Lens”, que será aberta nesta quarta-feira (21), às 20h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego. O projeto envolve, ainda, lançamento de vídeo e livro. A mostra (a última do ano na galeria) pode ser visitada até o dia 7 de janeiro. A entrada é gratuita.

Em meio a brumas, volumes e movimentos, alguns dos elementos explorados pelo fotógrafo em "Across Lens”, a exposição conta com 17 imagens e marca o retorno de Lobo à cena cultural paraibana. Nas fotografias, saltam personagens e situações que teimam em não se deixar capturar pela câmera, como se a realidade escapasse à tentativa do artista em fixá-la na imagem.

Esta recusa, no entanto, não se trata de incapacidade ou de fracasso do artista. Ela faz parte de suas intenções, explicitadas pelo título da mostra (que se traduz como "através da lente”). "O título faz referência à visão indireta. Ver por um suporte e, neste caso, sem a nitidez explícita. Uma recriação no modo de ver, do meu modo de ver”, explica.

A busca é talvez a única constante na obra do fotógrafo. E, desta vez, a busca o levou a um ambiente pouco artístico. "Este trabalho é bastante complexo”, diz a curadora da exposição e diretora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a artista plástica Bete Gouveia. "Ele se expressa nos intervalos entre o olhar e ação, e atua no que chamei de mundo maciço – esse mundo do trivial, do comum, do raso, sem profundidade. É esse mundo que ele encontrou no caos do centro urbano. As imagens, no entanto, mostram o amadurecimento interno de João Lobo, pois sua ação no tempo e no espaço captura essa fragmentação do instante, como se a imagem se descongelasse na foto”, completa.

**Sobre o artista –**João Lobo nasceu em 1958, em Brejo do Cruz/PB. Por mais de três décadas atuou em jornais e agências de publicidade. Publicou os livros "Apesar de Sertão”, "Corpo e Alma” e "O Essencial é Invisível”. Teve sua obra selecionada para a Coleção Senac de Fotografia. Participou de mostras individuais e coletivas em diversas cidades do país e em outros países, como Portugal, Espanha, França, Argentina e Chile. 

Fotógrafo João Bittar morre, aos 60 anos, em São Paulo

Redação Portal IMPRENSA | 19/12/2011 08:49 

 João Bittar

O fotógrafo João Bittar, de 60 anos, morreu devido a um ataque cardíaco fulminante, no domingo (18), em São Paulo, informa a Folha de S.Paulo.

Bittar iniciou a carreira aos 17 anos e passou pelas redações das principais publicações do País, como a Folha, Gazeta Mercantil, Exame, Veja, IstoÉ e Diário de S.Paulo.

Na Folha desde 1984, assumiu o cargo de editor de fotografia do jornal, após uma década de trabalhos, e auxiliou na implementação do processo de digitalização fotográfica do acervo.

O fotógrafo dedicava-se, atualmente, à agência que criou em 1985, a Angular Fotojornalismo. Ele deixa três filhos - Thays, André, e Marina -, e a esposa,  Heloisa Ballarini, também fotógrafa.

Seu corpo foi velado no Cemitério do Araçá, na tarde de domingo, e, na manhã desta segunda-feira (19), foi levado para o crematório na Vila Alpina.