segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lixeiros alemães transformam latões de lixo em pinhole

Fonte: Blog da Iphoto

Lixeiros da cidade de Hamburgo na Alemanha resolveram transformar grandes latões de lixo em pinholes gigantes, num projeto chamado Trashcam Project (Projeto de Câmera de Lixo, em tradução literal). Com o intuito de retratar a cidade onde limpam, a ideia parece impressionante, assim como as fotos que saíram de lá de dentro.

Com o clássico furinho de uma agulha na lata e uma folha de papel fotográfico gigante posicionada dentro do enorme objeto, a dificuldade maior foi manter os latões parados devido as suas rodinhas. Confira o que resultou esse trabalho.



























quinta-feira, 19 de abril de 2012

Francês cria série de fotos com stencil luminoso passando a ideia de fantasmas

Fonte: Blog da IPhoto

Sabe o que é light stencil? Um desenho feito em folhas de papéis grandes e cortados nos traços. A luz vinda por trás, cria o desenho em forma de luz. Depois disso, é só fotografar o cenário e introduzir o stencil luminoso na fotografia. Não entendeu? Pois confira esse trabalho do fotógrafo francês Wittner Fabrice.

Clicados no Vietnam, essa série de fotos retratam a ideia de fantasmas vagando pela rua. O contraste entre a escuridão da noite e a luz do stencil chama muito atenção pela criatividade e beleza. Realmente muito interessante.
















Nikon anuncia lançamento da D3200

Fonte: Resumo Fotografico



A Nikon anunciou nessa quinta-feira (19), através do seu site oficial, o lançamento da D3200 - sucessora da D3100 - e comprovou que vários dos boatos que a antecediam, estavam corretos:

  • 24.2 Mp, ISO 200 a 6400, extensível à 12800;
  • Exposição de 30 s a 1/4000 s;
  • Sem motor de foco, exigindo que a lente tenha o seu motor (lentes AF-S);
  • 11 pontos de foco;
  • Filmagem em até 1920x1080 a 30p, 25p e 24p;
  • Bateria EN-EL14, a mesma usada na D3100 e D5100, e as Coolpix P7000 e 7100;

Para maiores informações, acesse a página de apresentação da Nikon, que também contem o PDF com as especificações completas do equipamento.

 

Aproveitando a oportunidade, a Nikon lançou também a lente 28mm F1.8 G e o sistema Wi-Fi de controle remoto WU-1a, para a D3200, que também já eram antecedidos pelo blog Nikon Rumors. O WU-1a só funciona nos dispositivos que rodam Android, e exigem a instalação de um programa. Tem a promessa para breve do software para dispositivos da Apple.

Agora é aguardar as sucessoras da D7000, D5100 e D300s, e saber o destino da D90, se ela terá uma sucessora, ou será definitivamente descontinuada. A D90 é uma grande câmera, e foi um dos grandes sucessos da Nikon, mas as novas câmeras estão superando-a.

Canon lança EOS-1D C voltada para cinegrafistas

Fonte: Blog da IPhoto

A marca japonesa Canon lançou nessa semana a sua top de linha de DSLR voltada para vídeos, a EOS-1D C. Com incrível resolução de 4k, a câmera full frame possui 18MP de resolução, capturando vídeo em até 4096×2160.


Com tamanha qualidade, o novo brinquedo da Canon não fica atrás de câmeras de TV ou até mesmo de cinema. Com a previsão de custar 24 mil reais, o alvo da marca é chamar atenção das produtoras de cinema, garantindo recursos que não deixaram os cineastas na mão.


Possui a tecnologia de exibir vídeos em qualidade FULL HD 1080p direto de sua saída HDMI. Já na qualidade 4k, voltada para monitores mais modernos, já há como editar nesse formato no Adobe Premiere e Final Cut Pro X, ou seja, você não ficará com um elefante branco em mãos, porém, é uma tecnologia que ainda não está em alta, portanto, não precisa se descabelar para se adequar ao novo formato.






segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fotógrafo surfista cria série de fotos que retratam uma viagem ao mundo pelo surf

Fonte: Blog da IPhoto

Segunda feira é o dia oficial de volta ao trabalho. Já o fotógrafo americano Ryan Tatar tem um emprego que não se pode reclamar. Viajando o mundo, conhecendo vários países e suas praias, o fotógrafo/surfista criou a série Sea Tribes (Tribos do Mar, em tradução literal), retratando os surfistas de vários países.

As belas fotografias tiradas com câmeras analógicas, conta com a técnica de lomografia, criando auras de cores fortes e efeitos de filme vencido, ou seja, repleta de ruídos que trazem mais beleza a fotografia. Com certeza um belo trabalho que vale a pena conferir.




















sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fotógrafo ucraniano retrata povo que vive acima das nuvens

Fonte: Blog da IPhoto

O fotógrafo ucraniano Anton Jankovoy, com o intuito de retratar a vida de um povoado de 3,3mil habitantes do Himalaia, no Nepal criou uma série de fotos baseada no povoado que vive a 2,2km de altura. Com uma vista bastante agradável, perto das nuvens e o monte Everest no horizonte, o povo do Himalaia vive tranquilamente de criação de gados e agricultura de subsistência.


O resultado é de tirar o fôlego. Com nuvens como cenário, as imagens criam a ideia de um sonho. A série de fotos muito bem executada por Jankovoy mostra um pequeno povoado que mora um pouco mais perto do céu. Confira e se sinta nas nuvens.








Abertas inscrições para Semana da Fotografia de BH

Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para a 2ª Semana da Fotografia de Belo Horizonte. O evento será realizado na segunda quinzena de agosto e tem como propósito, segundo os organizadores, "valorizar a fotografia contemporânea produzida em Minas Gerais e a multiplicidade de olhares que compõe o cenário cultural  mineiro atual". As propostas serão selecionadas por meio de um edital público, disponível no site www.semanadafotografiabh.com.br, e serão exibidas em mostras coletivas durante um mês. Podem participar da seleção artistas nascidos em Minas Gerais ou residentes no Estado há pelo menos dois anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Leica M9-P – edição especial branca

Fonte: Meio Bit Fotografia

Então, vamos falar de um mundo que não nos pertence. Bem, pelo menos para a maioria dos mortais que gostam de fotografia. A Leica, em comemoração a uma nova loja que está sendo inaugurada no Japão, colocou no mercado uma versão limitada e super especial da M9-P coberta por couro branco. Serão fabricadas apenas 50 unidades da nova câmera e, para deixar a coisa mais salgada, ela virá com a lente Noctilux 50mm f0.95.


Bem, o importante agora é saber o preço. Levando em conta que é uma edição limitada (muito limitada), que  a lente possui uma abertura de diafragma monstruosa e que estamos falando de uma câmera com a marca Leica, então pagar US$ 31.000,00 não é tão caro assim não é? Bem, claro que é. Mas, estamos falando de uma Leica não é verdade?


Nikon 18-300mm f3.5-5.6 VR

Fonte: Meio Bit Fotografia

O primeiro trauma de quem compra uma DSLR é passar pelo martírio das lentes. Falo isso porque geralmente o consumidor que entra nesse mundo já passou por uma câmera compacta mais avançada ou uma ultrazoom onde a distância focal é gigantesca. Ao comprar a sua primeira DSLR (geralmente uma câmera de entrada) fica até frustrado com sua pequena lente 18-55mm. Depois da frustração vem o desespero ao saber das dezenas de possibilidades de lentes existentes e os preços estratosféricos que algumas delas alcançam. E ai vem sempre a pergunta: não existe uma lente que serve para tudo? Infelizmente não, mas algumas tentam.


Até agora, a versão mais prática de lentes eram as 18-200mm. A Canon fabrica uma muito bacana, a Sigma produz uma que é um lixo e a Nikon, conta a lenda, também possuía uma, mas é extremamente difícil de ser encontrada. Ontem, para surpresa de todos, tivemos a confirmação do boato que a Nikon está colocando no mercado uma 18-300mm com VR. Essa será o novo sonho de consumo para quem não quer carregar 18 quilos de lentes. É possível fazer aquela foto legal das reuniões familiares com a grande angular e também tentar registrar a natureza com sua teleobjetiva. Uma lente para ficar acoplada a câmera em todas as ocasiões. Óbvio que por conta da distância focal envolvida essa nova lente é projetada para o formato DX da Nikon.



Vejamos algumas características do equipamento:



- 18-300mm DX (para sensores APS-C)


- Sistema de estabilização VR II


- Abertura máxima de f3.5-5.6 e mínima de f22-f32


- 19 elementos distribuídos em 14 grupos (3 asféricos e 3 ED)


- Motor de foco ultrasonico e rápido


- Distancia mínima de foco em 300mm de 0,45m


- Diâmetro de filtro em 77mm


- 120mm de comprimento e 830 gramas de peso


A parte mais importante, que seria o preço e data de lançamento, ainda não foram divulgadas. Mas, não esperem algo tão barato assim. A presença do VR em uma lente da Nikon é suficiente para elevar em muito o seu preço. Mas, é um investimento que vale a pena.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

1° Aniversário de Lucca Bittencourt

Uma graça de criança, divertido, lindo e alegre, estas são as definições que encaixam perfeitamente neste garotinho espetacular. Parabéns Lucca!











Nikon J1, finalmente uma mirrorless da marca!

Fonte: Tem Na Fotografia

Estamos falando de um novo formato de sensor, CX que mede 13,2 x 8,8 mm que gera um corte de 2,7 x, o que é muito, muito pequeno, imaginem só, é equivalente a 1 terço do sensor das câmeras DSLRs da marca, mas o que isso também gera é um alto desempenho, tornando a nova Nikon J1 muito ágil. Outra explicação para esse desempenho todo é o seu processador Expeed 1 que a torna a mais rápida do mercado chegando a ser superior ao da câmera profissional da marca D3s.


Essa agilidade que estamos falando, implica em um monitor com uma alta taxa de atualização, rapidez na captura das imagens (captura até 10 imagens por segundo) sem aquele conhecido probleminha shutter lag que marca um intervalo entre o click e o desparo, e um auto focos de alta precisão (chegando até 135 pontos ativos) que funciona até na captura dos videos (full HD 1080p em 30fps, audio estéreo AAC e funcionando também em câmera lenta 640 x 240 pixels em 400fpd) sem produzir ruídos no audio. Ufa, perdi o fôlego com tanto detalhamento.


Em se tratando de uma câmera compacta com lentes intercambiáveis, ela se torna a menor da categoria. Ok, olhando direitinho essa imagem, podemos perceber que ela é bem anatômica, não possui os discos de seleção de modos (o que nos faz perceber que está tudo no menu) com o mínimo de botões possível e um flash completamente imbutido (o que eu achei um charme) tudo de uma forma bem discreta. Essas características a torna uma câmera de estilo, clean e dentro do que consideramos minimalista. Com o corpo chegando a 234 gramas e a lente do kit (10-30mm) mais 300 gramas, só podemos ter a certeza de que seu design pode colaborar com muitos fotógrafos (amadores e profissionais) na hora de guardá-la.


O que podemos falar é que a Nikon não foi a pioneira dessa vez e pelo contrário, em se tratando de mirrorless ela está um pouco atrasadinha levando em conta que Sony, Samsung e Panasonic que estão nessa desde 2010. E a sua justificativa para essa demora é justamente o tempo que levou para pesquisar e desenvolver o produto (estamos falando da Nikon, poisé, a gente desculpa) e depois de ver todas essas especificações até esquecemos essas dois anos de atraso, não é mesmo?
A câmera chega ao mercado brasileiro por R$ 3,5 mil (o kit – corpo + lente 10-30mm), sendo vendida em qualquer loja especializada.