terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novas reflex Pentax K5 II e K5 IIs

Fonte: Foto Facil

Agora virou moda as fabricantes lançarem dois modelos de reflex semelhantes sendo uma delas com ausência de algum filtro fazendo com qu seja própria para algum nicho específico da fotografia e foi a vez de a Pentax fazer isso com a sua K5 II. Neste caso, a K5 IIs não possui o filtro anti aliasing evitando o indesejável efeito moiré em algumas situações, caso idêntico ao das Nikon D800 e D800e. E paga-se mais pela ausência de um filtro! Vamos às especificações que são todas comuns às duas câmeras.


Pentax K5 II possui corpo bem robusto


As Pentax K5 II e K5 IIs são equipadas com sensor CMOS de 16.3MP (APS-C com 16.9 MP de resolução total); possuem 11 pontos de autofoco; possuem estabilização pelo sensor; fazem fotos apenas na proporção 3:2; sensibilidade ISO 80-51200; fotômetro de -5 a +5; tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia com flash de 1/180; modo contínuo de 7fps; seu flash possui alcance de até 13 metros; fazem vídeos Full HD com taxa de 25fps no formato AVI e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder com 100% de cobertura da visão; são alimentadas por bateria com capacidade para 980 fotos por carga. Estarão disponíveis a partir de 15 de outubro no exterior custando 1200 dólares o corpo da K5 II, 1300 dólares o corpo da K5 IIs, 1350 dólares a K5 II + 18-55mm e 1550 dólares a K5 II + 18-135mm.


Dial de exposições com as várias opções que só a Pentax possui


As especificações são praticamente idênticas às da antecessora Pentax K5, só perderam o microfone interno estéreo, agora só capta o som em mono mas há entrada para microfone externo. A grande mudança é o novo sensor de foco SAFOX X com uma tecnologia avançada de rastreamento de foco em movimento.  Possui também GPS opcional. Este lançamento fez o preço da K5 despencar, o que ela o consumidor a pensar duas vezes antes de adquirir esta nova versão.


Senti falta de um LCD móvel mas há controles em abundância

  
Opinião do blogueiro: Sinceramente, mudar apenas o sensor de foco (tudo bem que parece fazer grande diferença) é muito pouco para uma câmera que estará custando cerca de 350 dólares a mais que sua antecessora quando começarem as vendas. Por que não incluir um LCD móvel, uma sensibilidade ISO maior, uma bateria mais durável, ou diferentes proporções de fotografia como 16:9, 4:3, etc.? Algo além do sensor de foco que justificasse o alto preço em relação à anterior. Não recomendadas na data desta postagem, é preciso esperar abaixar o preço para valer a pena.

Nikon lança nova mirrorless V2

Fonte: Foto facil
A Nikon resolveu, enfim, lançar uma mirrorless um pouco mais séria, com um design que privilegia usuários mais avançados e acostumados com câmeras reflex. Este modelo possui um grip que inexistia nos 3 modelos anteriores e dificultavam ao máximo a pegada de uma câmera pequena mas com objetivas nem tão pequenas assim.


Nikon V2 disponível nas cores preta e branca

  
A Nikon V2 é equipada com sensor CMOS de 14.2MP (1 polegada com 15.1MP de resolução total); possui 73 pontos de autofoco; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos com sincronia de flash a 1/250 e modo bulb; sensibilidade ISO 160-6400; modo contínuo de até 15fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo; gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 5 metros; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para até 310 fotos por carga. Os preços iniciais são de 700 dólares o corpo, 800 dólares com objetiva 10-30mm e 1150 dólares com objetivas 10-30mm e 30-110mm.


Visão de cima mostrando os dois dials e painel traseiro com poucos botões

  
Opinião do blogueiro: É uma câmera mais "usável", o design dos modelos anteriores era muito ruim. Possui um bom sistema de manuseio dos controles manuais apesar de faltarem mais botões mas o dial é interessante, gera arquivos RAW, faz vídeos com som estéreo sem necessidade de microfone externo e o único porém continua sendo o prçeo. Para uma câmera com sensor deste tamanho poderia ser mais barata. Recomendada, na data de seu lançamento, com a ressalva do preço.


O flash também está disponível nas cores preta e branca


Além da câmera, a Nikon também lançou um flash externo bem compacto e relativamente potente, de número-guia 18. O SB-N7 infelizmente não é de sapata já que as câmeras do sistema 1 não possuem sapata para flash e sim, uma porta de acessórios. A cabeça possui mobilidade de até 120º e atenção para a alimentação dele que é diferente dos demais flashes. Em vez das pilhas AA, usam-se 2 pilhas AAA neste flash.

A super câmera Canon 1D X

Fonte: Foto Facil
Enquanto há um enorme alarde pela concorrência, a Canon traz o que considero a melhor reflex digital já feita até hoje: A Canon 1D X e conseguiu mostrar novidades nesta câmera como os 3 processadores que a integram inclusive o novo DIGIC 5+ que vem em dobro. Ele é capaz de processar os dados com uma velocidade 17 vezes maior que o outrora poderoso DIGIC 4 que também marca presença nesta câmera, ele é o terceiro processador da câmera e é usado apenas para fotometria e autofoco.


Respeito é bom e a Canon 1D X gosta

Com 3 processadores tão poderosos é de esperar enorme velocidade nesta câmera e usando-se um cartão Compact Flash de alta velocidade, os chamados UDMA, ela é capaz de realizar um modo contínuo de 14fps na resolução máxima. Essa velocidade ainda não havia sido encontrada em uma câmera reflex. Outro destaque desta câmera são as inúmeras possibilidades de conexão a redes e outros dispositivos: Ela dispõe de uma porta LAN para conexão de rede e também é compatível com o novo transmissor Wi-fi da Canon que também possui um bluetooth embutido. Rede, wi-fi e bluetooth, é clicar e enviar pra quem quiser!



Várias conexões a outros dispositivos e acessórios


A Canon 1D X é equipada com sensor Full-Frame de 18MP; possui 61 pontos de autofoco; sua absurda sensibilidade ISO é de 50-204800 (não tem nenhum zero a mais aí); o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos além do modo bulb e a velocidade de sincronia com flash é de 1/250; os vídeos em formato MOV  são Full HD com taxa de 30fps e HD com taxa de 60fps com o detalhe de que o microfone interno da câmera é mono, para som estéreo é preciso um microfone externo; seu LCD de altíssima resolução mede 3.2 polegadas. Seu design inclui grip vertical e possui dois slots para cartão CF.


Inúmeras opções de controles em seu painel traseiro

Opinião do blogueiro: Como eu já disse no primeiro parágrafo, me parece ser a melhor reflex já feita até hoje. A sensibilidade ISO de tão absurda chega a ser surreal, talvez até desnecessária mas ainda vão encontrar utilidade para ela. As inúmeras opções de conexão externa com redes, aparelhos com bluetooth e wi-fi hoje são bastante necessárias a qualquer profissional, o público-alvo desta câmera. O modo contínuo é espetacularmente rápido e os vídeos não devem deixar a desejar apesar de ser algo que poderia ter sido talvez mais explorado. Nos pontos de autofoco é onde a Nikon ainda deve ter vantagem pois suas Full-Frame ainda vão chegar e certamente com muitas novidades. Recomendada para aquele profissional com agenda lotada o ano inteiro e rico, pois essa belezura está cotada em 6.800 Obamas. Vida dura...


Topo da câmera também é repleto de acesso direto a várias funções

Adicionalmente a Canon traz dois novos acessórios que, a princípio, são compatíveis apenas com a Canon 1D X. São eles, o transmissor wi-fi com bluetooth embutido (WFT-E6) e o receptor GPS (GP-E1) que imprime a localização geográfica nos dados EXIF de fotos e vídeos.


Transmissor wi-fi com bluetooth e receptor GPS

Nova objetiva Nikon 40mm

Fonte: Resumo Fotografico

A Nikon lançou uma excelente opção de lente macro para seus entusiastas, trata-se da AF-S DX Micro-Nikkor 40mm f/2.8G. Pelo nome já percebemos que ela possui motor de foco, pronta para ser usada nas atuais D3100 e D5100 e a denominação Micro, na verdade quer dizer que ela é uma objetiva macro com distância mínima de foco de 16cm, excepcional para os padrões das reflex.


 
Nova Nikkor 40mm Micro/ Divulgação Nikon

Conta com a bela abertura de f/2.8-22; motor de foco silencioso; novo sistema de foco inteligente em que os vários elementos ópticos (9 elementos em 7 grupos) se movem independentemente; além da troca rápida autofoco para manual apenas girando o anel de foco na lente; diafragma de 7 lâminas; e diâmetro de 52mm para filtros. Preço inicial de 280 dólares.

Nova Tamron 70-200mm

Fonte: Resumo Fotografico

A Tamron acaba de lançar sua menor teleobjetiva de alta velocidade com estabilizador de imagem e motor ultrassônico para câmeras reflex Canon, Nikon e Sony. Esta última sem estabilizador já que as reflex Sony possuem estabilização no próprio corpo. E uma informação importante para os usuários Nikon é que, daqui para frente, todas as objetivas Tamron terão motor de foco embutido. Com isso, elimina-se a designação "N II" para as objetivas com motor de foco. Agora todas as objetivas Nikon virão com a simples designação "N".


Nova Tamron 70-200mm/Cnet


A nova Tamron SP 70-200mm f/2.8 Di VC USD possui abertura mínima f/32; construção interna de 23 elementos em 17 grupos; diafragma circular de 9 lâminas; distância mínima de foco de 1.3m; diâmetro de filtro de 77mm; mede aproximadamente 18.8x8.6cm e pesa 1.470 gramas incluindo o colar de tripé. Vem com parassol tipo pétala e estará disponível no fim de dezembro mas ainda sem preço definido. Esta objetiva pode ser usada tanto em câmeras com sensor APS-C quanto em câmeras com sensor Full Frame e conta com novo sistema de estabilização de imagens que contribui para os menores tamanho e peso dela.

Novo conceito das objetivas Sigma

Fonte Foto Facil
A Sigma está reorganizando a sua linha de objetivas a partir de três lançamentos ocorridos na Photokina 2012. A princípio, a mudança é apenas de nomenclatura e estética, se houver alguma mudança na qualidade dos seus produtos é preciso esperar mais um pouco. A mudança de nomenclatura passa por uma subdivisão de suas lentes em 3 categorias: Contemporary, Art e Sports, e a partir de agora todas as suas objetivas virão com uma destas 3 iniciais (C, A ou S). E a mudança estética talvez tenha acontecido devido a reclamações de alguns usuários que achavam o revestimento um pouco frágil e realmente passava essa impressão mesmo. Ainda não foram divulgados preços nem baionetas para as quais serão produzidas. Conheçam as 3 novas objetivas:


Sigma 17-70mm


A 17-70mm f/2.8-4.0 DC Macro OS HSM é uma objetiva da categoria Contemporary que engloba as objetivas zoom padrão de grande angular a tele. Possui abertura mínima f/22; diafragma circular de 7 lâminas; sua construção óptica é de 16 elementos (6 especiais) em 14 grupos; distância mínima de foco de 22cm; diâmetro de filtro de 72mm; mede aproximadamente 7.9x8.2cm e pesa cerca de 470 gramas.


 Sigma 35mm


A 35mm f1.4 DG HSM é uma objetiva da categoria Art que engloba as objetivas fixas, grande angular, super grande angular, macro e olho de peixe. Possui abertura mínima f/16; diafragma circular de 9 lâminas; sua construção óptica é de 13 elementos (7 especiais) em 11 grupos; distância mínima de foco de 30cm; diâmetro de filtro de 67mm; mede aproximadamente 7.7x9.4cm e o peso não foi divulgado.


Sigma 120-300mm


A 120-300mm f2.8 DG OS HSM é uma objetiva da categoria Sports que engloba as objetivas tele e supertele. Possui abertura mínima f/22; diafragma circular de 9 lâminas; sua construção óptica é de 23 elementos (3 especiais) em 18 grupos; distância mínima de foco de 1.5m; diâmetro de filtro de 105mm; mede aproximadamente 12.4x29.1cm e o peso não foi divulgado.


USB Dock Station


A última novidade é o novo USB Dock Station, com ele é possível atualizar o firmware das objetivas via cabo USB através do software Sigma Optimization Pro.


Nomenclatura das siglas de objetivas Sigma:
DC = Objetivas de uso exclusivo em câmeras com sensor APS-C
DG = Objetivas que podem ser usadas também em câmeras com sensor Full Frame
OS = Estabilizador de imagem
HSM = Motor ultrassônico para autofoco rápido e silencioso


Read more: http://www.foto-facil.com/2012/10/novo-conceito-das-objetivas-sigma.html#ixzz2AnJG2l8g

Teleobjetiva 70-200 Nikon de altíssimo rendimento

Fonte: Resumo Fotografico

A Nikon lançou recentemente o que parece ser na teoria a melhor teleobjetiva do mercado com abertura f/4. A nova 70-200mm, que pode ser usada em cameras com sensor Full Frame, traz nas suas especificações a garantia de que a qualidade de imagem está em primeiro lugar e mostrarei também um breve comparativo com a sua principal concorrente para mostrar isso.


Nikkor 70-200/Fro Knows Photo


A Nikkor 70-200 f/4G ED VR possui abertura mínima f/32; sua construção interna possui 20 elementos em 14 grupos; diafragma circular de 9 lâminas; possui estabilização de imagem de 5 stops; distância mínima de foco de 1 metro; diâmetro de filtro de 67mm; mede aproximadamente 7.8x17.8cm e pesa cerca de 850 gramas. Só para efeito de comparação, a objetiva equivalente da Canon possui estabilização de 4stops e a distância mínima de foco é de 1.3 metro, o que termina dando uma diferença grande, além de um diafragma com menos lâminas. Neste caso, quanto mais lâminas, melhor para o efeito de desfoque de fundo ou bokeh.


Esquema da construção interna da objetiva com 3 elmentos especiais


A nova teleobjetiva ainda conta com elementos de alta refração e baixa dispersão além de elementos antirreflexo de nano cristais. É uma objetiva de primeiríssima linha e estará disponível a partir de novembro com o preço sugerido de 1.400 dólares, bem mais cara que a concorrente mas a um preço acessível para profissionais que não podem contar com uma tele f/2.8.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Kodak anuncia sua saída do mercado de fotografia digital

Fonte: Portal Terra

Empresa começará a vender seus negócios fotográficos na quinta-feira. Foto: Getty Images

Depois de interromper a produção de câmeras digitais, a Eastman Kodak anunciou que também deixará de fabricar filmes e papéis fotográficos, deixando de vez o ramo da fotografia. Segundo o USA Today, a definição foi feita pelo CEO Antonio Perez, e a companhia colocou seus negócios oficialmente à venda, incluindo os mais de 100 mil quiosques instalados em lojas do mundo inteiro.


"Estas não foram decisões fáceis", declarou Perez, explicando que a venda dos negócios, em parte, foi motivada pela necessidade de satisfazer credores da empresa falida. O CEO não comentou quanto a companhia espera levantar com as vendas.


Durante a teleconferência com a imprensa, na qual fez o anúncio do abandono da fotografia por parte da empresa, em agosto último, Perez disse que a meta da Kodak é se concentrar no futuro, com um novo conjunto de negócios principais: impressões comerciais, impressão de embalagens e outra gama de serviços no segmento.

Apesar dos rumores de que Apple e Google estão entre os possíveis principais compradores das mais de 1,1 mil patentes de fotografia da Kodak que serão postas à venda, Perez não quis falar sobre o assunto. "Há um monte de empresas que estão interessadas", foi o que o CEO se limitou a dizer, acrescentando: "existem vários problemas com os quais teremos de lidar."

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nova lente grande-angular da Nikon

Fonte: Portal Photos

Já está disponível para compra a nova lente Nikon para linha mirrorless



A objetiva Nikkor 11-27.5mm f/3.5-5.6 ED-IF, feita para a linha mirrorless da Nikon já está disponível por U$ 190. Ela contém oito elementos de lentes em seis grupos, e abertura máxima f/3.5.


Em comparação com a versão antiga, a Nikkor 10-30mm f3.5-5.6 VR, a nova lente é menor, mais leve e traz um elemento ED na sua composição, o que minimiza a aberração cromática, que é uma distorção nas cores reais da captura.


Inicialmente a comercialização acontece apenas nos Estados Unidos, mas pode ser encomendada no Brasil através de sites de compra on-line estrangeiros.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

13 belas imagens premiadas da vida selvagem

Fonte: hype science
A 48ª competição Wildlife Photographer of The Year (concurso “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano”) é uma vitrine internacional para as melhores fotografias de natureza. A competição é realizada por duas instituições do Reino Unido: o Museu de História Natural e a BBC Worldwide.

Os mais incríveis fotógrafos de vida selvagem de todo o mundo participam dessa competição, mas não só profissionais, como os amadores ganham muitos dos prêmios. Todo ano, dezenas de milhares de imagens são julgadas por um júri internacional de especialistas. Confira algumas maravilhosas fotos elogiadas e vencedoras desse ano:

1 – Elogiada na categoria “Retratos de Animais”

Macacos japoneses adoram aproveitar banhos de água quente em piscinas naturais. Quando ficam relaxados o suficiente, alguns até adormecem. Jasper Doest aproveitou essa oportunidade para fazer essa linda fotografia.

2 – Vencedora na categoria “Comportamento: Mamíferos”

Há uma razão para os guepardos dessa foto parecerem mais observadores do que caçadores. O fotógrafo francês Grégoire Bouguereau capturou a imagem de uma mãe dando a seus filhotes “instruções práticas” de caça, prendendo uma gazela, e, em seguida, deixando-a escapar.

3 – Elogiada na categoria “Comportamento: Aves”

No final de maio, gansos rumam à ilha de Wrangel, na Rússia. E as raposas vêm, também, com a esperança de arrebatar alguns ovos ou aves para si. Essa linda foto exibe um grande confronto contra um triste fundo de neve.

4 – Vice-campeão na categoria “Vida selvagem urbana”

Os animais selvagens podem aparecer nos lugares mais inesperados, como esta excelente foto de Pal Hermansen, feita em um ferro-velho abandonado no sul da Suécia.

5 – Vencedor Geral

Esta foto foi a vencedora geral da competição por uma boa razão. No Mar de Ross da Antártida, Paul Nicklen mergulhou e ficou absolutamente quieto enquanto esperava os pinguins imperador aparecerem para clicar o obturador no momento perfeito.

6 – Elogiada na categoria “Comportamento: animais de sangue frio”

Este é um peixe macho do gênero Opistognathus (conhecidos como “jawfish”). Essas coisas em sua boca são ovos. Ele está os arejando, como qualquer bom pai faz.

7 – Vencedor na categoria “Retratos de Animais”

Larry Lynch avistou este jacaré de aspecto ameaçador em um parque estadual da Flórida (EUA). O jacaré tinha acabado de devorar um bufê de peixe, por isso estava disposto a ficar parado tempo suficiente para que Lynch montasse seu tripé e fizesse a foto.

8 – Elogiada na categoria “Retratos de Animais”

Estes macacos de crista negra (Macaca nigra) estavam no meio de um “jogo” que ficou animado demais, até que eles se aproximaram o suficiente para que Jami Tarris tirasse esta foto.

9 – Especialmente elogiada na categoria “Natureza em preto e branco”

Charlie Hamilton James estava procurando leões para filmá-los quando se deparou com esses guepardos, que também estavam procurando leões.

10 – Elogiada na categoria “Animais de sangue frio”

Klas Tamm conseguiu capturar o momento em que duas moscas macho executavam uma dança de combate na varanda de seu apartamento.

11 – Vencedora do prêmio “Fotógrafos Jovens: 15 a 17 Anos”

No Canary Wharf, em Londres, Eva Tucker tirou esta bela foto de uma gaivota comum em uma superfície muito estranha de água.

12 – Vencedora na categoria “Visões criativas”

Você sabe que existem cinco tipos diferentes de flamingo? Estes são os flamingos do Caribe, os maiores e mais cor-de-rosa de todos, o que pode ter ajudado Klaus Nigge a fazer tão bela imagem ao voar sobre a península mexicana de Yucatán.

13 – Vice-campeão na categoria “Mundo subaquático”

Paul Nicklen venceu a competição geral com sua outra foto de pinguins, mas essa é tão incrível quanto. Nela, um pinguim imperador dá um estirão em direção à superfície, para evitar focas leopardo predadoras.
Confira mais algumas fotos altamente elogiadas do concurso:

Leão no centro das atenções

Arvorismo não é um hábito comum dos leões, mas no Parque Nacional Queen Elizabeth de Uganda, eles muitas vezes sobem no topo das árvores para se refrescar e escapar das moscas. O fotógrafo sortudo Joel Sartore conseguiu superar dificuldades como níveis baixos de luz e posição e aproveitou cinco preciosos segundos para tirar essa foto, quando o macho olhou para frente ao escutar o chamado de uma fêmea.

Morcego raposa-voadora

Ofer Levy passou vários dias em Nova Gales do Sul fotografando o comportamento do morcego raposa-voadora, especialmente seu hábito de beber água, um método que envolve bater sua barriga na água. Para fotografar esta imagem à luz do dia, Levy ficou na posição correta em um dia muito quente com o sol e o vento na direção certa, à espera de um morcego com sede o suficiente. Foram precisas três horas por dia por cerca de uma semana em temperaturas de mais de 40° C para tirar a foto perfeita.

Rato intruso

Essa bela foto feita por Alexander Badyaev comprovou sua suspeita de que uma família de ratos estava vivendo em sua cozinha. Quando ele voltou à noite para pegar uma fatia de pão com manteiga de amendoim, deu de cara esse ratinho que quase parece bonitinho demais para querermos essas criaturas longe da gente.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Projeto fotográfico se baseia na diversidade cultural

Fonte: Blog da iPhoto

Vivemos num mundo diversificado. Repleto de culturas, etnias, costumes e identidades. Nova Iórque, uma das maiores e mais importantes cidades do mundo é a prova viva disso. Com pessoas de todos os lugares morando em apenas um lugar, as ruas se tornam repletas de figuras diversas. Esse é o tema do projeto Humans of New York (Humanos de Nova Iórque, em tradução literal).

Criado pelo fotógrafo Brandon Stanton, o projeto conta com a meta de atingir 10.000 retratos dos vários tipos de moradores da cidade. Em dois anos, o número de retratos é impressionante, assim como a qualidade e diversidade das fotografias. Acompanhe abaixo: