segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Galeria Archidy Picado encerra o ano com exposição do fotógrafo João Lobo


Fotografo João Lobo

Uma visão particular do caos urbano. Assim o fotógrafo paraibano João Lobo define sua mais nova exposição, "Across Lens”, que será aberta nesta quarta-feira (21), às 20h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego. O projeto envolve, ainda, lançamento de vídeo e livro. A mostra (a última do ano na galeria) pode ser visitada até o dia 7 de janeiro. A entrada é gratuita.

Em meio a brumas, volumes e movimentos, alguns dos elementos explorados pelo fotógrafo em "Across Lens”, a exposição conta com 17 imagens e marca o retorno de Lobo à cena cultural paraibana. Nas fotografias, saltam personagens e situações que teimam em não se deixar capturar pela câmera, como se a realidade escapasse à tentativa do artista em fixá-la na imagem.

Esta recusa, no entanto, não se trata de incapacidade ou de fracasso do artista. Ela faz parte de suas intenções, explicitadas pelo título da mostra (que se traduz como "através da lente”). "O título faz referência à visão indireta. Ver por um suporte e, neste caso, sem a nitidez explícita. Uma recriação no modo de ver, do meu modo de ver”, explica.

A busca é talvez a única constante na obra do fotógrafo. E, desta vez, a busca o levou a um ambiente pouco artístico. "Este trabalho é bastante complexo”, diz a curadora da exposição e diretora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a artista plástica Bete Gouveia. "Ele se expressa nos intervalos entre o olhar e ação, e atua no que chamei de mundo maciço – esse mundo do trivial, do comum, do raso, sem profundidade. É esse mundo que ele encontrou no caos do centro urbano. As imagens, no entanto, mostram o amadurecimento interno de João Lobo, pois sua ação no tempo e no espaço captura essa fragmentação do instante, como se a imagem se descongelasse na foto”, completa.

**Sobre o artista –**João Lobo nasceu em 1958, em Brejo do Cruz/PB. Por mais de três décadas atuou em jornais e agências de publicidade. Publicou os livros "Apesar de Sertão”, "Corpo e Alma” e "O Essencial é Invisível”. Teve sua obra selecionada para a Coleção Senac de Fotografia. Participou de mostras individuais e coletivas em diversas cidades do país e em outros países, como Portugal, Espanha, França, Argentina e Chile. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário