quarta-feira, 14 de março de 2012

A carreira de Charles Chaplin em mostra fotográfica no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica no RJ

Fonte: Terra.com



Buster Keaton e Charles Chaplin, em Luzes da Ribalta: dois gênios da comédia

Primeira grande mostra organizada a partir de pesquisas nos arquivos da família, a exposição "Chaplin e sua imagem", até 29 de abril no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro, reúne mais de 200 fotografias de filmagens, vídeos documentais e gravuras de um dos mitos do século XX.

Com a curadoria do francês Sam Stourdzé, diretor do Musée de l'Elysée, em Lausanne, (Suíça), a exposição esteve recentemente no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra se divide em quatro grandes temas: "A criação de Carlitos", "Chaplin como cineasta", "Da fama ao exílio" e "Fala Chaplin, morre Carlitos". O material exposto foi pesquisado ainda em instituições como a Cineteca del Comune di Bologna, Kunsthal, em Rotterdam, Deichtorhallen, em Hamburgo, e mk2 e Jeu de Paume, em Paris.

A formação do personagem "Carlitos", criado por Chaplin, demonstra que ele nem sempre foi o vagabundo triste e solitário. Pela primeira vez, em 1914, o diretor "revelava uma figura trapaceira e quase antipática, com grande inclinação pela mulher do vizinho, que aplicava golpes em seus próprios comparsas, truques sujos em geral, além de pontapés dissimulados, sempre e onde quer que pudesse fazê-lo. O personagem não seria diferente até a produção do longa 'O Garoto', de 1921", diz o texto de apresentação.

"Chaplin e sua imagem"

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio
Visitação pública: 7 de março a 29 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário