quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campeonato de fotografia subaquática


Os Açores foram escolhidos pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas para a realização de uma competição de âmbito europeu, que terá a Graciosa como palco. Os Açores vão ser palco, em Setembro de 2012, do primeiro Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática, o qual terá lugar na ilha Graciosa. O anúncio foi feito recentemente pelo secretário regional da Economia. Vasco Cordeiro, que participava na sessão de abertura da III Bienal de Turismo Subaquático, considerou “uma honra” o facto da Região ter sido escolhida pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas para a realização deste evento, não só porque ele contribui para “afirmar a Graciosa e os Açores como um destino de referência para a prática do mergulho”, mas também porque “sinaliza que nos encontramos no caminho correcto”, no que à promoção do destino diz respeito.

“A realização deste evento aqui na Graciosa cumpre, também, o que temos vindo a estabelecer como uma prioridade para a promoção turística. Um destino de qualidade inquestionável, uma referência ao nível das condições de sustentabilidade, capaz de organizar iniciativas como esta independentemente da dimensão da ilha onde ela se realiza”, disse Vasco Cordeiro.

Para o governante, a escolha dos Açores como palco deste campeonato, “deriva, em primeiro lugar, das nossas excepcionais belezas naturais e do trabalho de todos: as entidades públicas, seguramente, que têm dotado a Região de infra-estruturas e que têm apostado de forma muito intensa na promoção; mas também, e de forma decisiva, os nossos empresários e entidades como a Agraprome e a Associação Regional de Turismo”, responsáveis pela organização da III Bienal de Turismo Subaquático.

Vasco Cordeiro destacou, também, a importância do Mar como factor de desenvolvimento “em todas as ilhas, de Santa Maria ao Corvo. Já não é mais um factor de constrangimento, mas sim um factor gerador de negócios, que tanto podem existir em Ponta Delgada ou em Angra do Heroísmo, mas igualmente em Santa Cruz das Flores, aqui na Graciosa, ou em qualquer outro lugar”.

O secretário regional da Economia garantiu, por isso, que o Governo dos Açores está empenhado “em conseguir sempre mais e melhor, trabalhando, todos os dias, em conjunto com os empresários e outras entidades do sector”.

Na sequência desse trabalho, anunciou, foi “assinado o contrato para uma grande campanha promocional em 11 países, que consideramos prioritários, como a Alemanha, França, Holanda, Itália, Espanha, entre outros, num investimento de cerca de sete milhões de euros”. “Estamos em crer que a estratégia do Governo dos Açores em apostar fortemente nos mercados internacionais está a dar os seus frutos, como se pode verificar pelo facto desses mercados terem contribuído para a subida no número de dormidas registada durante o Verão, compensando a significativa retracção que se verifica no mercado nacional”, referiu Vasco Cordeiro. Nesse aspecto, o governante, considerou que “as medidas anunciadas para o Orçamento do Estado vão ter um impacto muito significativo no mercado nacional”, pelo que será necessário “conjugar o trabalho de todos e a criatividade que os nossos empresários têm demonstrado ao vigor que temos imprimido para melhorar cada vez mais a nossa oferta já que esse trabalho contribuirá de forma decisiva para aumentar os nossos proveitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário