segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Efeito HDR na fotografia

Fonte: Blog da iPhoto

A técnica de HDR vem se tornando cada vez mais frequente na lista de funcionalidades das câmeras mais atuais. O efeito vem da sigla High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico, em tradução literal) e nada mais é do que o aumento das luzes e sombras, deixando a imagem mais “contrastada” por assim dizer.

Sendo necessário um tempo de exposição um pouco mais longo do que a fotografia normal, a pequena demora se baseia no tempo pra atingir o grande alcance dinâmico, ou seja, onde a câmera capta a faixa de luminância. Seria mais ou menos como o sensor de entender os diferentes níveis de luminosidade da imagem, como onde começa e termina cada grau de luz e sombra, intensificando e aumentando os detalhes.

O uso ideal da técnica se baseia em fotos bastante claras, como paisagens a luz do sol com bastante elementos na imagem. Por exemplo, um céu azul cheio de nuvens, um gramado verde e qualquer outro elemento a mais na fotografia. O aumento de detalhes da imagem dará uma textura, deixando mais palpável e real. Confira alguns exemplos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário